PROTOCOLO DE MEDIDAS PREVENTIVAS AO COVID-19


UNIDADE LOGÍSTICA


24 MEDIDAS DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO



Medidas de proteção individuais:

1. Fornecimento e obrigatoriedade do uso da máscara durante toda a jornada de trabalho;
2. Afastamento de funcionários com sintomas gripais por 14 dias (ou conforme recomendação médica);
3. Afastamento* de funcionários pertencentes aos grupos de riscos conforme critérios da OMS:
a. gestantes;
b. lactantes;
c. idosos;
d. pessoas com doenças crônicas e/ou autoimunes;
*Os colaboradores foram afastados para cumprir a quarentena emcasa, com salários integrais e manutenção de todos os benefícios, sem prazo determinado para retorno;
4. Vacinação contra a gripe para todos os colaboradores custeada pela empresa;
5. Suspensão de viagens de colaboradores;
6. Doação de álcool em gel, sabonetes líquidos e máscaras - com reposição assegurada pela empresa - para todos os colaboradores e familiares de forma que haja proteção fora do ambiente de trabalho;
7. Disposição de cartazes e fornecimento de folheto com medidas de prevenção baseadas nas recomendações da OMS, Ministério da Saúde, decretos estaduais e municipais sobre como se prevenir tanto na empresa como em casa;
8. Disposição de termômetro infravermelho para medição da temperatura corporal.


Medidas de proteção coletivas:

9. Disposição da técnica de segurança do trabalho em todos os ambientes da empresa para observação das práticas de higiene e saúde durante a jornada;
10. Disposição de uma equipe do setor de limpeza para dedicação à sanitização diária das áreas comuns da empresa;
11. Pulverização com sanitizante - solução de hipoclorito de sódio - em todo o entorno predial diariamente;
12. Instalação de tapetes sanitizantes e disposição na unidade comercial e centros logísticos;
13. Ampliação dos dispensers de álcool em gel em todas as dependências;
14. Troca dos sabonetes líquidos comuns disponíveis nos sanitários por sabonetes líquidos bactericidas;
15. Demarcações com faixas de segurança para cumprimento da norma de afastamento nas áreas comuns, como refeitório e acesso ao ponto;
16. Suspensão de visitas de fornecedores à fábrica e orientação para a realização de reuniões de forma virtual;
17. Elaboração de um protocolo para a entrada de prestadores de serviço;
18. Redução das reuniões internas. Caso sejam imprescindíveis, faz-se o agendamento em salas amplas para assegurar o distanciamento;
19. Foi realizada a divisão de turnos no horário de almoço de forma que haja conforto e segurança conforme as normas de distanciamento, com horário das 11h às 12:30;
20. Diálogos diários de segurança com os temas abordados:
a. Conscientização dos sintomas associados ao COVID-19;
b. Conscientização das medidas a serem tomadas em caso de sintomas
– comunicado imediato à empresa com acionamento do protocolo específico de medidas conforme anexo 1;
c. Regras de distanciamento seguro entre as pessoas;
d. Eliminação dos cumprimentos – não criar contatos físicos;
e. Importância do uso das máscaras dentro e fora das dependências da empresa, bem como nos transportes coletivos;
f. Melhorias na disposição das mesas do refeitório;
g. Não aglomeração em nenhuma área da empresa;
h. Disponibilização de novos pontos de álcool em gel;
i. Instrução para a higienização correta das mãos;
j. Assepsia do uniforme, máscaras e EPIs;
k. Conscientização da postura fora da fábrica para evitar contaminação
e disseminação, por exemplo não sentar ou deitar no chão.

Medidas adotadas com a colaboração do refeitório:

21. Redução de 50% da ocupação do refeitório com disposição de mesas na área de vivência da empresa;
22. Demarcação com faixas de segurança para assegurar o distanciamento na fila e das mesas;
23. Disponibilidade de álcool em gel em todas as mesas;
24. Disposição de dispenser com álcool em gel na área do café para higienização das mãos após o uso das garrafas térmicas de café e leite.