PROTOCOLO DE MEDIDAS PREVENTIVAS AO COVID-19


UNIDADE CSC


21 MEDIDAS DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO



Medidas de proteção individuais:

1. Foram prestadas orientações, por profissional da saúde, a todos os colaboradores sobre o que é o covid-19 e como fazer as prevenções;
2. Fornecimento e obrigatoriedade do uso da máscara durante toda a jornada de trabalho;
3. Disposição de recipiente com álcool em gel nos principais acessos;
4. Vacinação contra a gripe realizada custeada pela empresa;
5. Afastamento de colaboradores, que por motivo de viagem, estiveram em países ou locais com grande quantidade de casos e colaboradores com sintomas gripais por 14 dias (ou conforme recomendação médica);
6. Afastamento* de funcionários pertencentes aos grupos de riscos conforme critérios da OMS:

a. gestantes;
b. lactantes;
c. idosos;
d. pessoas com doenças crônicas e/ou autoimunes; *Os colaboradores foram afastados para cumprir a quarentena em casa, com salários integrais e manutenção de todos os benefícios, sem prazo determinado para retorno;

7. Suspensão de viagens a trabalho dos colaboradores;
8. Doação de álcool em gel, sabonetes líquidos e máscaras - com reposição assegurada pela empresa - para todos os colaboradores e familiares de forma que haja proteção fora do ambiente de trabalho;
9. Disposição de cartazes com mensagens que estimulam os cuidados e prevenções;
10. Disposição de cartazes e fornecimento de folheto com medidas de prevenção baseadas nas recomendações da OMS, Ministério da Saúde,decretos estaduais e municipais sobre como se prevenir tanto na empresa como em casa;
11. Disposição de termômetro infravermelho para medição da temperatura corporal.


Medidas de proteção coletivas:

12. Disposição de uma equipe do setor de limpeza para dedicação à sanitização diária das áreas comuns da empresa;
13. Instalação de tapetes sanitizantes e disposição na unidade comercial e centros logísticos;
14. Ampliação dos dispensers de álcool em gel em todas as dependências;
15. Troca dos sabonetes líquidos comuns disponíveis nos sanitários por sabonetes líquidos bactericidas;
16. Redução de visitas e reuniões com clientes e parceiros ao escritório e orientação para a realização de reuniões de forma virtual;
17. Elaboração de um protocolo para a entrada de prestadores de serviço;
18. Redução das reuniões internas. Caso sejam imprescindíveis, faz-se o agendamento em salas amplas para assegurar o distanciamento;
19. Flexibilização com o horário para os intervalos e refeições assegurando o distanciamento;
20. Substituição das toalhas e panos de prato por papel toalha;
21. Disposição de dispenser com álcool em gel na área do café para higienização das mãos após o uso do bebedouro, das garrafas térmicas de café e leite.